De 27 a 29 de maio, o Programa de Pós-Graduação em Comunicação – Mestrado Profissional (PPGCompro) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), promoverá o 2º Encontro Nacional de Pesquisa Aplicada em Comunicação (Aplicom). O evento vai reunir a comunidade acadêmica para debates, oficinas, divulgação e premiação de produções na área da comunicação aplicada.
O docente do departamento de Comunicação Social da UFMA e coordenador do PPGCompro, Marcio Carneiro, ressaltou a relevância e a amplitude do evento para a pesquisa aplicada, destacando o potencial do conhecimento científico de solução de problemas reais. “O Aplicom consolida e reúne todo o esforço das produções de pesquisa aplicada, ou seja: de pesquisa que tenha orientação para a sociedade, para a devolução do trabalho que é feito na Universidade por meio dessas pesquisas. A pesquisa aplicada, principalmente considerando que a UFMA é uma universidade pública, é um excelente canal por meio do qual a Universidade pode devolver o investimento para a sociedade”, afirmou o professor.
O Aplicom 25 será dividido em três categorias para a submissão de trabalhos:
- Aplicom Principal – reúne artigos produzidos por pesquisadores mestrandos, mestres, doutorandos e doutores;
- Aplicom Júnior – submissão de produtos como sites, infográficos e planos estratégicos produzidos por estudantes da graduação e de iniciação científica;
- Lançamento de livros – publicações entre 2024 e 2025 e relacionadas à pesquisa aplicada na área da comunicação.
Cada categoria é dividida em trilhas temáticas da comunicação aplicada, abordando tópicos diversificados como direitos humanos, saúde e acessibilidade e promovendo visibilidade à pesquisa na área. O envio dos trabalhos das categorias Júnior e Principal pode ser feito até o dia 15 de março e, na categoria de Lançamento de livros, até o dia 15 de abril.
O encontro será realizado de forma híbrida: presencialmente, no câmpus São Luís da UFMA, e on-line, conectando pesquisadores, docentes e discentes de todo o Brasil. O coordenador do PPGCompro destacou o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema):
“Desde o primeiro Aplicom, queríamos dar ao programa e à UFMA uma inserção nacional, inclusive tomando uma iniciativa de fomentar o direcionamento da pesquisa aplicada na nossa área de comunicação e informação. O Aplicom vem também ao encontro desse objetivo de colocar a UFMA numa posição de liderança nacional em relação ao desenvolvimento de pesquisa aplicada em nível de pós-graduação. Teremos oficinas interessantes em várias áreas, como inteligência artificial, redes sociais, análise, enfim, muita coisa boa com certeza. Estamos costurando a programação com o apoio da Fapema, que é fundamental para conseguirmos trazer mais gente para o presencial”, reconheceu o docente.
O evento será gratuito, com entrega de certificado de participação aos concluintes cuja presença for verificada no encontro.
Para obter informações sobre as submissões de trabalhos, clique aqui.