Outros Idiomas

Você está aqui:

Estudante de Química da UEMA publica e-book com atividades inclusivas para o ensino de Ciências

Redação: Paula Lima - Ascom UEMA

“Ciências inclusiva e divertida: proposta de recursos didáticos pedagógicos para escolas de Pastos Bons-MA”. Esse é o título do e-book elaborado pela estudante do curso de Química do Programa Ensinar, da Universidade Estadual do Maranhão, Polo de Pastos Bons, Kauane Morais Mendes, sob a orientação da professora Quesia Guedes da Silva Castilho.

A obra, fruto do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), foi publicada em 24 de junho de 2025 e tem por objetivo apoiar professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental em Pastos Bons (MA), além de toda a comunidade escolar maranhense, oferecendo um material prático e colaborativo. A proposta surge como resposta às diversas demandas enfrentadas pelos docentes da educação básica, buscando facilitar o planejamento de aulas mais inclusivas e engajadoras.

Segundo Kauane, a motivação para o projeto veio da preocupação com os desafios que muitos estudantes ainda enfrentam para aprender Ciências. “Tem sido uma experiência incrível! Como parte do projeto, criei uma cartilha com atividades inclusivas para ajudar professores a alcançarem todos os alunos, respeitando suas diferentes formas de aprender. Acredito que uma educação mais inclusiva transforma vidas e eu quero fazer parte dessa mudança!”, contou a autora.

O desenvolvimento desse ebook contou, também, com a colaboração de Lilia Vitória, graduanda de Química do campus de Caxias. As duas já haviam publicado juntas outro livro: “Explorando Ciências: recursos didáticos para aulas inclusivas do 7º ano”. A publicização desse material fortalece, ainda mais, a proposta de levar metodologias acessíveis e práticas para a sala de aula.

O e-book, já disponível para download de forma gratuita, traz exemplos práticos de atividades investigativas e inclusivas, pensadas para serem aplicadas tanto em sala de aula quanto em casa. Além disso, o material inclui resumos de conteúdos do 7º ano e atividades que ajudam os alunos a compreender melhor os conceitos trabalhados de forma divertida, envolvente e inclusiva. Todas as atividades foram elaboradas com base em referências bibliográficas confiáveis, garantindo rigor científico aliado à praticidade.

Para a orientadora do trabalho, professora Quesia Castilho, a publicação representa uma contribuição significativa para a educação básica maranhense. “A obra surge como uma importante contribuição para a educação básica, especialmente no contexto das escolas públicas do interior maranhense. Em um cenário em que o ensino de Ciências muitas vezes enfrenta desafios como a escassez de materiais, a ausência de formação continuada e a desmotivação dos estudantes, este livro propõe uma abordagem inovadora e sensível às realidades locais. Sua principal força está na valorização de uma ciência acessível, inclusiva e contextualizada, que respeita a diversidade dos alunos e promove a participação ativa no processo de aprendizagem. Mais do que um conjunto de sugestões metodológicas, esta obra se posiciona como um instrumento de transformação social e pedagógica, estimulando a criatividade docente, o protagonismo estudantil e a construção coletiva do conhecimento”, destacou.

Clique para baixar o e-book 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *