Outros Idiomas

Você está aqui:

Egressa da UFMA lança segundo romance inspirado em Antígona

Redação: Lucio Silva - UFMA

Na trama, ambientada em uma pequena vila de pescadores do litoral maranhense, uma mulher morta reconstrói sua memória e resgata os fragmentos de uma comunidade marcada pelo luto, pela violência de gênero e pelos conflitos territoriais. Com uma estrutura não linear, a história atravessa diferentes tempos: um passado recente, em que o desejo de realizar ritos fúnebres desafia as regras locais, e um passado mais distante, marcado por uma história de amor que também se insurge contra as normas estabelecidas.

A escritora, que é graduada em Teatro pela UFMA e mestra em Artes Cênicas pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC), tem se destacado na literatura contemporânea brasileira. Seu primeiro livro, “Eu te serviria meu coração com vinho branco”, publicado em 2022, conquistou um público fiel, especialmente por suas protagonistas femininas insubordinadas. Em 2023, lançou digitalmente “Bordado em Ponto Corrente”, que, no ano seguinte, ganhou versão impressa graças a uma campanha de financiamento coletivo bem-sucedida.

Rute Ferreira credita parte de seu crescimento literário à conexão com seus leitores pela internet. “É na internet que minha rede vai se formando, que as linhas dessa costura lentamente se conectam e meu trabalho criativo vai chegando mais longe”, afirmou. Agora, com Terra Batida, a autora busca consolidar ainda mais sua trajetória e já está concorrendo ao Prêmio Vozes Negras, uma iniciativa do Kindle em parceria com a editora Companhia das Letras.

Os interessados podem acompanhar o trabalho da escritora pelo Instagram: @ruteferreiras_.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *